Se você trabalha, sabe bem que tudo que te mandam fazer deve ter um prazo. Tem sempre alguém esperando que o seu serviço fique pronto. Se não hover ninguém esperando por isto, você está trabalhando atoa. Desta forma, seu serviço não serve para nada.
Você acha que alguém que precisa de um serviço pronto pode ficar esperando por um longo tempo ?
Quanto tempo demora uma resposta
Para serviços de rua, como saneamento e energia, o prazo dado, geralmente, o prazo dado é de 24 horas. No entanto, existem situações emergenciais como cabos de energia rompidos, que podem provocar mortes e vazamentos de água de grande volume que não podem esperar por uma manutenção por tantas horas, pois em seu caminho podem arrastar veículos ou uma casa, ou um prédio de poucos andares. No caso de um vazamento de gás canalizado de rua, as consequências são óbvias e funestas: explosões e mortes.No terreno da telefonia, não existe risco de explosão e nem de desabamento, ou mesmo de mortes por descarga elétrica (exceto se o telefone for o da central de reclamação da companhia de águas, fornecedora de energia elétrica, ou de gás).
É preciso ter uma noção ampla e responsável das consequências, quando se fala da telefonia, para não simplificar as coisas na frase:
"Mas é apenas um telefone com problema !"
Os prazos para as empresas de telefonia resolverem um problema são, inicialmente, de 48 horas. Mas se ela descumpre este prazo, e reclamamos na Anatel (Agência reguladora da telefonia), esta última dá àquela 5 dias para se explicar. Portanto, a empresa de telefonia ganha mais 5 dias, depois de já ter descumprido um prazo de 2 dias (48 horas). É muita comodidade.
Conclusão
Ao se analisar o prazo de um serviço, não se deve simplesmente levar em conta o serviço em si, mas as consequências da sua ausência para a atividade que o usa como ferramenta.E, mais profundamente, deve-se parar para pensar que um serviço não existe de forma isolada, e sim atrelado a uma cadeia de outras atividades que igualmente serão paralisadas.
Por exemplo, se o cliente não consegue se comunicar com o representante comercial que está com o telefone defeituoso, ele está sendo igualmente prejudicado. O representante está perdendo seu negócio. O cliente está ficando sem o produto desejado. Mas o cliente pode não estar comprando a mercadoria para si, e sim para completar um produto mais complexo com aquela mercadoria, e fornecê-la a um outro cliente secundário. E isto num efeito dominó, com vários clientes, igualmente prejudicados por uma simples linha telefônica defeituosa.
O sistema de contatos, que esconde a cadeia de fabricação, distribuição, composição de produtos e consumo é como um organismo "vivo" da indústria, comércio e consumidor. Qualquer defeito neste sistema prejudica a economia e a sociedade, provocando a perda de dinheiro, pois "tempo é dinheiro".
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