sexta-feira, 8 de abril de 2016

A propina "legal" da Odebrecht para a campanha de Dilma

A verdade não se constitui em fatias de bolos diferentes. A verdade é um bolo só.

O que se fala na TV e no rádio é que Dilma aceitou uma doação legal da construtora Odebrecht para sua campanha de 2014. Mas o dinheiro é resultado da "gordura" na carne do valor de algumas obras para o governo.

Mas doação com ou sem propina, declarada no Imposto de Renda é indubitavelmente legal ?

É dito que dinheiro não tem carimbo, ou seja, uma vez na mão serve para a compra de uma balinha até a compra de um avião. Acontece que o montante do pagamento por obras para o governo tem que estar dentro de parâmetros razoáveis admissíveis para o orçamento de uma obra. Se um empreiteiro consegue o menor preço, não quer dizer que aquele corresponde ao custo mais uma pequena margem de 1%. Se a margem é superior a 10%, então, temos claramente um ilícito orçamentário.

E mais. Se a empreiteira consegue o valor de custo, e ainda doa milhões para campanha, no intervalo de 4 anos, é claro que o seu preço poderia ser menor. Será que o governo vai ter que tabelar o percentual de lucro, para ele mesmo não receber doações ?

Lula ganhou um apartamento e um sítio de uma empreiteira. TERIA SIDO ATOA ? Os empreiteiros gostaram dele ? Achamos que não.

"Ah, propina e acordo é algo que vem desde 1808".

Ora, teria isto virado direito consuetudinário ? Então vamos colocar na Constituição, para que ninguém mais venha questionar.

Quando matar pode virar algo legal

Em outras palavras. A doação foi legal. A fonte da doação foi ilegal (propina). Somando legal com ilegal dá LEGAL ou ILEGAL ? A soma de duas meias-verdades é uma MENTIRA ou uma VERDADE ?

Querem ver no caso de matar ?

Eu compro uma arma legal, com numeração, com nota, porte de arma, etc. Ai eu mato alguém (ato ilegal). O resultado é LEGAL ou ILEGAL ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário