terça-feira, 30 de agosto de 2016

Impeachment - A defesa presencial de Dilma Roussef

É muito engraçado o rol de teses estapafúrdias que assolam o Brasil, expondo suas raízes latinas, geralmente associadas ao humor e à lassidão.

Um debochado

Pessoas de respeito achincalham a própria reputação com tiradas cujo nível beira a molecagem. Um exemplo foi o Sr. Gilmar Mendes, ministro do STF, ao soltar a frase infeliz

"O cemitério está cheio destes heróis"

ao se referir aos promotores, que ele mesmo deveria prestigiar, pois pertencem, como ele, ao poder judiciário. "Que país é esse ?"

A ré vai ao senado

Na mesma linha, Dilma Roussef condiciona a legitimidade de seu processo a um resultado positivo para a sua lide notória das pedaladas, ,operações de crédito e afins. Parece que as querelas que envolvem a Constituição podem merecer uma negociação como q que os pais fazem com os filhos pequenos. Coisas tais como:

"Só te dou o doce se você comer tudo"


Os votos da chapa ela reivindicou para si, apenas, dando papel absolutamente secundário ao vice. Alguns senadores tiveram que questioná-la com a pergunta que se espalhou pelas redes sociais:

"Quantos votos teve Temer"


E para nossa surpresa, ela reivindicou todos os votos para si. É surpreendente. Para ela não existe a chapa. Temer é apenas um detalhe. Pois não se uniram eles para que Temer levasse a força dos votos do PMDB ? Não foi este partido que lhe deu sustentação ?

Vítima de tortura

Está certo, tortura, nem a psicológica, é boa. Mas ser ex-torturado não dá direito a nenhum gestor da República de fazer o que quer, tanto mais ferir o orçamento e enfiar o país na lama. Presidência não é um programa de auditório, onde o objetivo é emocionar a platéia.

Plebiscito

A proposta de plebiscito como remendo para o seu erro é outra forma de fuga psicológica. Como uma criança que perdeu seu brinquedo, ela quer tirar o "brinquedo" de Temer. Se ela não pode ter, ele também não. Briga de criança.

Interpretação do TCU

A interpretação, pleiteada como salvo conduto para continuar os erros contábeis, nao transforma erro em acerto. É outra infantilidade. O jovem, o adolescente mais precisamente, faz suas estrepolias, sabendo que está errado, mas no dia em que é pego diz ironicamente:

"Eu não sabia que estava errado"

Eu não sabia de nada

No filme "Vida de inseto", a formiga herdeira do trono da rainha (princesa Ada), perante o gafanhoto que a questionava do porquê da oferenda anual não estar à sua disposição como nos anos anteriores, lhe disse:

"Mas eu não sabia de nada"

Então ele, em tom professoral lhe diz:

"Mas você não é a herdeira do trono ? Você tem que saber de tudo o que se passa no formigueiro."

Muitos políticos tem que ver este filme. O mesmo se aplica ao Plano Safra. Ela se eximiu de participação direta. Uma desculpa desta é inaceitável. Um dos principais Programas do Governo Federal passar ao largo dos olhos do Presidente é realmente um indicador do estilo sul americano.

As elites

O argumento das elites e refutado pelo Petrolão, privilégios da família de Lula e dos favores da OAS e  Odebrecht, sendo esta última uma verdadeira subsidiária de um grande Golpe Financeiro contra o país. O termo "elites", no Brasil, é usado pela esquerda, pelos de centro-esquerda e pelas oposições.

Os decretos

A famigerada PLN 5, e os decretos de crédito suplementar são apenas expressões do jeitinho brasileiro de resolver problemas. E Dilma ainda justificou a edição dos mesmos porque considera o congresso lento. Ou seja, NÃO FEZ, MAS FEZ, porque tinha que fazer.

A crise

Dilma acusou a oposição pela responsabilidade da crise em 2014. Uma hora a oposição é responsável. Outra hora são as elites. Questionada pela advogada Janaína Paschoal sobre o crescimento dos países sul americanos enquanto o Brasil mergulhou na crise, Dilma se enfureceu, se confundiu, e repetiu seus refrões.
Só agora ela reconhece a crise e que o atraso de atitudes pode prejudicar o país .

Os 30 porcento

Não sabemos se é devido ao nervoso, ou a algum efeito deletério da tortura, mas vejam que exemplo de confusão mental de Dilma:


Mas é apenas UM exemplo:


Conclusão

Podemos minorar o embróglio em que Dilma se encontra, se lembrarmos como é confusa a política, os valores do cidadão brasileiro e a burocracia de nossos órgãos. O problema é que ela aceitou ser presidente e, para piorar, quis se reeleger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário